Opressão não é brincadeira. Pode parecer óbvio, mas não é. Para alertar sobre esse perigo, uma campanha teve início hoje no Facebook para discutir o tema. Através das hashtags #OpressãoNãoÉBrincadeira #nãoJustifiqueSuaOpressão, um coletivo de porto-alegrenses convida a todos os brasileiros a divulgar opressões que sofreram e como muitas vezes elas passam desapercebidas por quem as comete.
A ideia da campanha partiu da foto de uma frase em um bar aqui em Porto Alegre. De acordo com os organizadores, na foto um cartaz dizia: “Assédio sexual só é crime quando o cara é feio”. Os organizadores da campanha alertam que é importante discernir brincadeiras de opressões :”Muitas argumentações justificaram essa e outras frases a partir da brincadeira”, e completam: “Consideramos que a naturalização de práticas de racismo, machismo, homofobia, transfobia, lesbofobia, xenofobia, entre outras formas de opressão não se justificam e muito menos se amenizam pela “brincadeira”. Confira o evento no Facebook aqui.
Como participar
Faça uma foto sua com a frase machista, racista, homofóbica, lesbofóbica, xenofóbica (e o que mais que você já viu ou ouviu e que a opressão foi justificada por meio de “brincadeira”) e coloque as hashtags #OpressãoNãoéBrincadeira #nãoJustifiqueSuaOpressão.