Das 150 casas da Vila Liberdade, 90 foram atingidas pelo incêndio do domingo, 27. 194 famílias foram afetadas e a maioria delas está desalojada. Os desalojados estão abrigados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Giúdice, na rua Caio Brandão de Melo, s/nº, no Bairro Humaitá.
Prefeitura deve construir condomínios para famílias
A decisão quanto aos próximos passos dados pelas famílias ainda não foi tomada, mas a princípio a prefeitura quer encaminhar as famílias, cadastradas no Programa Integrado Entrada da Cidade (Piec) e cooperativas habitacionais, para o aluguel social, enquanto o departamento constrói dois condomínios populares na área da Vila Liberdade, projeto que já estava sendo discutido com a comunidade há três anos, e que seria a solução definitiva para a região. “Vamos trabalhar unidos, prefeitura e comunidade, para resolver essa questão. Não estamos medindo esforços para resolver os danos desse incêndio. Queremos construir com vocês uma solução justa e digna”, explicou o secretário Municipal de Direitos Humanos (SMDH), Luciano Marcantônio,.

Fasc está atendendo famílias
Na escola, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc)está atendendo as famílias com colchões e cobertores, além de alimentação, que está sendo preparada no refeitório da escola. Cerca de 250 pessoas vão almoçar no local, e será oferecida também janta. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) está disponibilizando água. Os dois postos de saúde da região estão de sobreaviso, para o atendimento das famílias.
SMED está enviando recreacionistas para famílias
A Secretaria Municipal de Educação (Smed), além de abrigar os desalojados, está encaminhando recreacionistas infantis para a escola, para o atendimento às crianças. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) vai começar a limpeza da área atingida já nesta tarde, com o apoio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). A Guarda Municipal está transportando as famílias para a escola, além de garantir a segurança do local do incêndio e do abrigo.
Doações
As famílias perderam quase todos os seus pertences durante o incêndio. Entre as maiores necessidades nesse momento, estão as de doação de materiais de higiene, como pentes, sabonetes e escovas de dente. Fraldas infantis e geriátricas também são necessárias.
Em contato com a Defesa Civil no bairro Tristeza, eles informaram que doações de móveis como fogões e armários devem ser enviadas diretamente para a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) que fica na Avenida Ipiranga 310. Doadores também podem entrar em contato pelo telefone 3289. 4913 para informações.
Outros locais de coleta de doações:
– Força Sindical – Avenida Cristovão Colombo, 203.
– Centro Administrativo Regional – CAR Noroeste / Humaitá Navegantes – Avenida Cairú, 721 (terminal de ônibus). Fones: 3343.0822 / 33425964. E-mail: carnoroeste@car.prefpoa.com.br
– DCE da PUCRS – Av. Ipiranga, 6681 – prédio 8
– DCE da UFRGS – Av João Pessoa 41
– Sede da Redeunida Educação Profissional (Rua São Manoel, 498)
– Escola de Enfermagem da Ufrgs ( Rua São Manoel, 963 )
– Casa Fora do Eixo – Rua José do Patrocinio, 34 apt 111 – fone: 3225-3975
– Defesa Civil de Porto Alegre – Av. Copacabana, 1096 – Tristeza
– Dolcissima – Av. Panamericana, 1166 – loja 2 – Jardim Lindóia – (51) 3372-6902