A água é de longe, a substância mais abundante na Terra e no nosso corpo, além de ser essencial à vida e a todos os processos metabólicos cujo meio seja esse líquido. A idéia é que tudo que foi consumido precisa ser reposto, e quando o organismo sente a deficiência da água, ele ativa o gatilho para a sensação fisiológica de sede.
Como nem todo mundo se dá ao luxo de uma consulta com o médico para calcular o gasto diário de líquido, os médicos utilizam, por segurança, a porção de 1 a 2 litros diários. Investindo nesse consumo diário de água a pessoa tende a manter o intestino regulado, mantém a pele firme e hidratada e ainda tem outros inúmeros benefícios para a saúde, segue alguns deles:
• Auxilia o trabalho dos rins
Sem a quantidade suficiente de água, o sangue fica denso e viscoso, o que dificulta o trabalho de filtragem dos rins. Com isso, o processo de limpeza do sangue fica comprometido, o organismo não consegue eliminar as toxinas necessárias, que se acumulam e os rins ficam sobrecarregados, facilitando o aparecimento de infecções urinárias e pedras e cálculos renais.
• Protege os dentes
A água ajuda a conservar a saúde bucal e diminui o risco de aparecimento de cáries. Pessoas que tomam poucos líquidos produzem menos saliva, o que deixa a boca ressecada e dificulta a mastigação e a deglutição, comprometendo a digestão.
• Ajuda a emagrecer
Muitas pessoas confundem as sensações de sede e fome. Por isso, a dica é beber um copo de água antes de comer. Com essa sensação aliviada, a pessoa ingere uma quantidade menor de comida. DICA: O ideal é optar pela água gelada, já que, para ser absorvida, ela exige que o organismo a aqueça, gastando calorias.
• Facilita a absorção de nutrientes
Por deixar o sangue mais fluido, a água ajuda no transporte dos nutrientes até os tecidos e facilita a absorção de vitaminas e sais minerais nas células. As vitaminas C e do complexo B, por exemplo, são hidrossolúveis – absorvidas a partir do contato com a água. Sem ela, esses nutrientes não são sintetizados adequadamente e o organismo pode sofrer com a falta de vitaminas.
• Evita problemas oculares
Os olhos são compostos, em grande parte, por água. Sem ela, o globo ocular fica desidratado e tem sinais de ressecamento. Com a quantidade e a qualidade adequadas das lágrimas, os olhos ficam mais protegidos no caso de contato com bactérias, ciscos e vírus, evitando lesões, infecções e inflamações, inclusive conjuntivite.