O alerta de calor extremo para Porto Alegre se mantém até a sexta-feira, 24 com marcas muito próximas aos 40ºC à tarde e noites muito quentes. De acordo com o Sistema Metroclima na sexta-feira, principalmente, o começo do dia deve ser muito quente com marcas ao redor ou acima de 30ºC em alguns bairros de Porto Alegre durante a maior parte da madrugada.
No entanto, os riscos não são somente no calor extremo. Divide a atenção agora o risco de tempo severo na região da Capital no final da semana. É esperado um aumento da instabilidade atmosférica no Rio Grande do Sul, o que deve levar à ocorrência de pancadas de chuva no Estado. A maior parte delas localizadas e no período da tarde para a noite. Estas pancadas, até mesmo com risco de temporais isolados, devem se dar mais no interior, mas não se afasta que nuvens carregadas possam se formar neste período na área de Porto Alegre.
Preocupação com vendavais e granizo no fim de semana.
Entre sexta-feira, 24 e sábado, 25, uma frente fria intensa avança do Uruguai para o Rio Grande do Sul. Este sistema estará sendo impulsionado por uma massa de ar frio muito forte para esta época do ano na Argentina e que deve trazer até neve para a região andina. O ar muito frio e seco ao avançar sobre a atmosfera bastante quente, úmida e instável de origem tropical sobre o Centro do continente deve estimular a formação de nuvens de tempestade algumas fortes a severas com potencial de vendavais, chuva localmente intensa e granizo.
Queda brusca de temperatura no sábado
Esta frente fria deve alcançar a área de Porto Alegre entre a segunda metade da sexta e o começo do sábado, propiciando que a temperatura suba muito ainda na sexta-feira, o que agrava o risco de chuva forte ou temporal na área da Capital. No sábado, ainda pode ter chuva forte, especialmente na primeira metade do dia. O quadro, assim, é de alto risco no final desta semana.
A chegada desta frente fria deve trazer uma notável queda da temperatura para Porto Alegre. A massa de ar frio que acompanha o sistema ingressará na área da Capital durante o sábado, promovendo um declínio muito acentuado da temperatura, sobretudo as máximas. Tanto o sábado como o domingo devem ser de marcas amenas na cidade. Já as mínimas cairão bastante, mas sem expectativa de frio à noite por conta da presença de nuvens e maior umidade, já que no sábado e no domingo existe a perspectiva de chuva na cidade, a despeito de intervalos de melhoria.