O ato oficial de despesca, promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic), dias antes da abertura da Feira do Peixe de Porto Alegre, foi realizado em uma propriedade rural do bairro Vila Nova, com criação de peixes em açude, nesta sexta-feira, 22. . A despesca é momento em que se retiram os peixes do açude, separando-os por peso e espécie e os encaminhando para o transporte e comercialização.
Com o aumento do consumo de peixes na Páscoa e Semana Santa e a Feira do Peixe de Porto Alegre a ser realizada de 26 a 29 de março, o secretário da Smic, Humberto Goulart, destaca que objetivo é do ato é chamar atenção para a importância piscicultura. “É uma boa alternativa de renda para o produtor rural , assim como a pesca, que pode ser uma fonte de renda para os moradores das áreas de orla do extremo sul da Capital”, comenta.
Incentivos para a Zona Sul
Contabilizando o atendimento a 50 proprietários rurais e 60 famílias de pescadores de Belém Novo e outros bairros vizinhos, o Projeto de Incentivo à Piscicultura da Divisão de Fomento Agropecuário da Smic iniciou em 2006. A maior parte do pescado é processada na Associação dos Pescadores e Piscicultores do Extremo Sul (Appesul) e é destinada à alimentação dos alunos de escolas da rede municipal de Porto Alegre. No ano passado, as escolas receberam mais de 15 toneladas de bolinhos de peixe.