O bairro Tristeza recebe hoje a pré-conferência livre da região Sul. A iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança (Smseg) será realizada a partir das 19h na Escola Estadual de Ensino Fundamental Três de Outubro, na avenida Wenceslau Escobar, 2560 e será um momento para moradores tirarem dúvidas quanto às políticas públicas de segurança da Capital. A Assessoria Comunitária da Secretaria Municipal de Segurança (Assecom) e o secretário-adjunto João Helbio estarão na coordenação do evento.
A pré-conferência livre é uma das etapas da conferência, correspondente à reunião de, no mínimo, cinco pessoas como instrumento de participação que amplia os espaços de discussão e debate sobre o tema e os eixos da conferência. As reuniões têm o objetivo de discutir, com o envolvimento e a participação da comunidade, as estratégias que podem dar melhoria na segurança de cada região, bem como articular as demandas recebidas. Os eventos são preparatórios para a 2ª Conferência Municipal de Segurança Urbana, que será realizada nos dias 6 e 7 de dezembro. Nesses dias, a programação contará com as resoluções de todas as pré-conferências já realizadas.
Pré-conferência temática na sexta-feira
Na sexta-feira, 22, será a vez da pré-conferência temática que tratará sobre “Sistema Único de Segurança, Integração Estado, Município e Comunidade”. O evento começa às 18h30, no auditório da Secretaria Municipal de Administração (SMA), na avenida Siqueira Campos, 1300, 14º andar.
Com a crescente complexidade do contexto da violência e da dificuldade com que as políticas públicas tradicionais enfrentam, se faz necessária a construção de políticas alternativas que contemplem, entre outros elementos, a integração das ações, a prevenção social e a participação da comunidade, temas que serão abordados na pré-conferência temática desta sexta-feira.