A administração do BarraShoppingSul emitiu comunicado sobre as recentes autuações nos restaurantes da praça de alimentação do complexo de lojas. A medida é uma resposta a recente inspeção feita pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), que realizou na quarta-feira, 24, uma avaliação nos restaurantes. Dez restaurantes foram vistoriados e após análise foram tomadas medidas administrativas, como a autuação, apreensão e inutilização de alimentos em desacordo com a legislação sanitária vigente.
O Shopping salienta, em nota, que foi realizada uma sindicância a fim de apurar os motivos da incidência de insetos em alguns pontos da praça de alimentação. “Na mesma data, o shopping intensificou os procedimentos de desinsetização e controle de pragas para garantir a mais eficaz limpeza na praça de alimentação e demais áreas do estabelecimento”, explicou.
Presença de insetos alertou inspetores
De acordo com a CGVS, entre as irregularidades encontradas a mais incisiva foi a da presença de insetos em vários estabelecimentos, o que levou a notificação e autuação da administração do shopping solicitando que fossem tomadas as providências para a regularização do problema. A ação terá continuidade até que sejam vistoriados todos os estabelecimentos.
Segundo o chefe da Equipe de Vigilância de Alimentos da CGVS, Paulo Casa Nova, a utilização deste check list visa a identificar as dificuldades e acertos durante a realização da vistoria a fim de que se consiga construir uma ferramenta de trabalho que irá padronizar e facilitar as ações de Vigilância Sanitária em todo o país.
COMUNICADO
O BarraShoppingSul realizou uma sindicância para apurar os motivos da incidência de insetos em alguns pontos de suas dependências, conforme foi apurado pela Vigilância Sanitária de Porto Alegre no dia 24/10. Na mesma data, o shopping intensificou os procedimentos de desinsetização e controle de pragas para garantir a mais eficaz limpeza na praça de alimentação e demais áreas do estabelecimento.
O shopping esclarece que detém um programa estruturado de higienização e controle de pragas, com uma equipe específica para coordenar e monitorar o trabalho de empresa terceirizada certificada pela Secretaria Municipal de Saúde especializada na manutenção sanitária do local. O programa prevê a desinsetização periódica de todo o estabelecimento, com ênfase nos setores de alimentação; o recolhimento do lixo na galeria técnica a cada hora para evitar o acumulo de resíduos e, consequentemente, a criação de locais propícios para o surgimento de pragas. Em períodos mais quentes, é feito um processo de termonebulização para evitar a presença de insetos, em especial de moscas. O shopping também atende notificações pontuais de seus lojistas em casos de identificação de vetores prejudiciais às operações do estabelecimento.
O BarraShoppingSul informa que está revisando o programa para intensificar as ações preventivas de forma a torná-lo ainda mais eficaz. O estabelecimento também irá implantar um plano específico de higiene e saúde alimentar, no qual está previsto um cronograma de inspeção mensal por profissionais qualificados, além de auditorias completas a cada trimestre de todas as lojas de alimentação do shopping. O trabalho vai acompanhar e verificar se as condições sanitárias estão de acordo com as legislações federais, estaduais e municipais e se a higiene do ambiente está sendo feita de forma adequada.