Uma reunião na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal (Cosmam) definiu que vereadores e representantes da comunidade da região de Belém Novo e de entidades ligadas à preservação do meio ambiente deverão formar um grupo de trabalho (GT) para elaborar uma proposta de plebiscito, ou referendo, que permita à população de Porto Alegre opinar sobre o projeto que prevê a instalação de condomínios de alto luxo onde, atualmente, está localizada a Fazenda Arado Velho. A reunião foi realizada na noite de terça-feira, 8.
Com a participação de parlamentares, servidores do Executivo e lideranças comunitárias, a reunião extraordinária da Cosmam, presidida pela vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), foi promovida a pedido do coletivo Preserva Arado. Entre as definições, também está que o GT formado por vereadores, ambientalistas e lideranças comunitárias irá pressionar a prefeitura para que o empreendimento não seja liberado antes da elaboração de um Estudo de Impacto de Vizinhança.
Para Michele Rhian Rodrigues, que falou em nome do Preserva Arado, o debate sobre o tema não tem tido a devida transparência por parte dos empreendedores e dos órgãos do Executivo que analisam o projeto. Ela também denunciou que houve fraude em documentações apresentadas e que o assunto já está tramitando no âmbito do Ministério Público, do Tribunal de Contas e do Poder Judiciário.
Fonto: Câmara de Vereadores
Comments 2