Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil terão atendimento telefônico unificado através do 190. O decreto de centralização dos serviços das três instituições foi assinado na manhã desta quinta-feira, 20, pelo governador José Ivo Sartori. O ato aconteceu no Palácio Piratini e contou com a assinatura de outros projetos para a Segurança Pública.
“Aqui no RS temos dezenas de números para diferentes tipos de emergência. Isso obviamente é uma confusão e tem custos adicionais”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer.
Esta ação faz parte do Sistema de Segurança Integrada com Municípios e é pioneira no país. A unificação dos telefones ocorrerá em duas etapas. No primeiro momento, o 193 (dos Bombeiros) e 197 (da Polícia Civil). A adoção do número único ocorrerá em um segundo momento, ainda não divulgado pela Secretaria de Segurança Pública.
Outros projetos assinados para a Segurança Pública hoje foram a criação de 31 Centros Integrados de Operações e Emergências. Também foi assinado o decreto que transforma o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) em Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).