O sonho de estudar no exterior até pouco tempo atrás era possível apenas com muito investimento familiar. Agora, não é só assim que um estudante pode realizar esse sonho. Prova disso é a portoalegrense Kamilla Oliveira Pacheco, 21 anos, estudante de Design de Produto da Uniritter. Ela irá para a York University, localizada no distrito canadense de Ontário, em Toronto, no Canadá, através do programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal. Ela embarcará nesta sexta-feira, 13, devendo retornar a Porto Alegre apenas no final do ano que vem.
Aluna do Unipoa
Responsável pela viagem de Kamila é também a Prefeitura. A estudante é mais aluna que se beneficia do Unipoa. “Foi uma das maiores oportunidades da minha vida. Eu sempre gostei muito de estudar, mas, infelizmente, os cursos universitários são caros e estavam longe da minha realidade. O programa veio para me abrir um caminho novo. E sem ele também não conseguiria esta bolsa de intercâmbio”, disse.
Profissão que veio da avó e da admiração
Foi observando a avó Oliveira de Lourdes Pinto, hoje com 86 anos, e, segundo Kamilla, “ainda costurando muito bem”, que surgiu o interesse pela área da moda. Costureira a vida inteira, Oliveira ensinava a neta a fazer vestidinhos para bonecas. “Ela está sempre perto da máquina e todo dia aparece com uma almofada nova, uma bolsa, um estojo, um enfeite para o cabelo, além de tantas outras coisas”, confidenciou a jovem.
Sonho realizado
Natural de Porto Alegre, a estudante revelou como executou o projeto que possibilitará ir à América do Norte. “Sempre tive o sonho de viajar e estudar, gosto muito dos dois, mas o custo sempre foi muito alto e longe de minhas possibilidades. As coisas foram acontecendo no momento em que deviam acontecer”, assegurou. Ela acrescentou que, primeiro, conquistou a bolsa do Unipoa, por meio da nota do Enem e da situação financeira da família.