Em 2019, entre fevereiro e julho, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) já recolheu 659,8 toneladas de resíduos em 213 comunidades da Capital. Esse número é consideravelmente menor do que o de 2018 quando 964 toneladas de resíduos foram coletadas.
Para o diretor do DMLU, Renê Machado, a diminuição se dá em função da compreensão e conscientização da população em relação ao descarte adequado dos resíduos.
O Bota-Fora é um programa da Prefeitura que busca auxiliar a população a descartar corretamente os resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares como, por exemplo, eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, caliças e outros objetos volumosos. Também destina-se a atender as comunidades cujos moradores não têm recursos para contratar as coletas pagas do departamento. Dessa forma, também é possível evitar que os resíduos descartados irregularmente nas ruas obstruam arroios e bocas de lobo, o que poderia causar alagamentos.
Neste ano o serviço foi ampliado, passando a atender 213 comunidades. O aumento se deu após solicitações dos moradores das localidades, seguidas de análises técnicas da Coordenação de Gestão e Educação Ambiental que confirmaram a viabilidade do serviço.