O Educandário São João Batista está passando por uma dificuldade nos últimos dias. A falta de manutenção do asfalto da Rua Tenente Coronel Mário Doernte, que dá acesso à instituição, está todo esburacado. Como os pacientes tem dificuldade de locomoção, precisam ser transportados em vans, carros de grande porte, que tem feito grandes malabarismos para conseguir chegar à porta do Educandário. Segundo a administração da entidade, a principal preocupação está em evitar acidentes, pois sendo a rua de mão dupla e muito estreita, os carros, a maioria de grande porte, tem de ter muito cuidado na entrada e saída da entidade para desviar dos buracos sem colidir.
A maioria dos pacientes e alunos do Educandário utilizam transporte social , veículos que são cedidos pelas Prefeituras dos Municípios ondem residem. Entretanto também existem aqueles que vem para a entidade de ônibus de linha e precisam subir a lomba à pé. Rosicler Nascimento, Assistente Social do Educandário, conta que 184 famílias e 13 municípios são beneficiados. “A nossa instituição tem um veículo, modelo Sprinter, que busca as crianças na lomba quando não está em manutenção, pois o mesmo é antigo e ocasionalmente fica parado na oficina”. Diz, Rosicler. Ela ainda explica que este mesmo transporte também ajuda a entidade na busca de doações diversas, tais como alimentos e roupas que são muito importantes para a qualidade de vida das crianças.
Com tantas dificuldades financeiras, em tempos de crise, o Educandário que sobrevive fundamentalmente de doações, faz um apelo às autoridades públicas da cidade, para que olhem como é a rua que dá acesso à instituição. “Quem sabe algum político aceita subir a nossa rua a pé, como muitas crianças deficientes fazem ou ainda muitas mães que tem que empurrar as cadeiras de rodas dos seus filhos?”. Desabafa a Presidente da entidade, Eveline Streck. Ela salienta que a rua é uma lomba muito cansativa, bastante acentuada, com calçamento irregular, cheia de degraus e sem nenhuma acessibilidade. Tudo isso somado aos buracos no asfalto torna a vida tão dura de seus alunos e pacientes ainda mais difícil.
Para mais informações sobre os serviços gratuitos oferecidos pelo Educandário São João Batista e como ajudar a instituição ligue para 51 3246.5655 ou mande um e-mail para comunicacao@educandario.org.br .
Comments 1