Saudade do frio? Pois então saiba que a saudade vai durar alguns dias. Porto Alegre deve ter dias de muito calor no fim de semana. Ontem, 5, a Capital teve ontem o dia mais quente dos últimos 56 anos, conforme os registros oficiais. A temperatura máxima observada na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia, no bairro Jardim Botânico, que é usada como referência climatológica oficial para a Capital, foi de 39,9ºC. Nos próximos dias a temperatura seguirá extremamente alta e ao redor de 40ºC.
O Metroclima alerta que renovam-se as recomendações sobre cuidados que devem ser tomados durante período de calor extremo. Faça abundante hidratação (dê preferência à água e sucos de fruta), evite exercício físico desnecessário e tenha cuidado especial com pessoas idosas ou de saúde fragilizada e não inicie fogo ou jogue ponta de cigarro do carro ou em gramados pois o risco de incêndios em vegetação será alto (atenção para os morros de Porto Alegre). Atente ainda para os índices de radiação UV que vão estar muito altos a extremos, não se recomendando a exposição prolongada ao sol entre o meio da manhã e a metade da tarde.
Hoje o sol aparece com nuvens e o calor é excepcional e potencialmente histórico. Com mínimas mais altas do que ontem, o ponto de partida para o aquecimento se dá em patamar mais elevado e a tarde será incrivelmente quente para os padrões históricos de Porto Alegre com valores de temperatura incomuns. Máximas na maior parte da cidade de 40ºC a 42ºC, mas alguns pontos de Porto Alegre podem ter mais de 42ºC à sombra. Modelos não indicam, mas existe uma pequena chance de chuva localizada ou temporal isolado na segunda metade do dia.
Sexta: Outro destes piores dias da onda de calor com máximas extremas e condições de calor opressivo e excepcional em Porto Alegre com impressionante desconforto térmico. Potencial para ser mais um dos dias mais quentes da história da cidade. Sol e nuvens aparecem no céu da Capital. O sol predomina em Porto Alegre, mas nuvens aparecem da tarde para a noite. Com o calor em nível fora do comum, não se pode afastar o risco de que se produza chuva muito localizada ou temporal isolado na região. Madrugada por demais quente com mínimas de 27ºC a 29ºC e até de 30ºC em alguns bairros centrais. Máximas de 40ºC a 42ºC à sombra na maior parte da cidade, superiores em alguns pontos.
Sábado: O sol aparece com nuvens em Porto Alegre o calor segue extremo. Da tarde para a noite há possibilidade de chuva isolada de verão ou temporal localizado em razão da temperatura muito alta e um aumento da umidade na atmosfera. Mínimas de 26ºC a 28ºC na maior parte da cidade, próximas dos 30ºC na área central. Máximas de 39ºC a 41ºC, possivelmente superiores em alguns bairros.