Para quem não tem ar-condicionado, foi difícil passar o dia ontem. Uma onda de calor extremo elevou muito as temperaturas que chegaram a 40ºC em algumas localidades. E a previsão é de que o calor se mantenha até o reveillon. De acordo com o Metroclima, nos próximos dias, a temperatura alta se somará ao aumento da umidade do ar. Por isso, as tardes terão máximas menos extremas, porém com enorme desconforto pelo intenso abafamento. E as noites, que até agora vinham sendo relativamente agradáveis, ficarão muito quentes com mínimas muito altas.
Com as altas temperaturas, aumentam os riscos de pancadas de chuva localizadas no fim de semana e na primeira metade da semana que vem para a região de Porto Alegre, e o Sistema Metroclima alerta para a possibilidade de temporais isolados da tarde para a noite com potencial de danos e transtornos em consequência de vendavais, chuva localmente torrencial e até granizo.
Sábado: O sol aparece com nuvens, mas espera-se aumento de nebulosidade no decorrer do dia. Não se pode descartar totalmente chuva de verão isolada da tarde para a noite. Madrugada muito quente com mínimas de 23ºC a 25ºC na maioria dos bairros e máxima de 35ºC a 38ºC na maior parte da cidade.
Domingo: O sol aparece com nuvens, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade. É maior a possibilidade de chuva de verão da tarde para a noite. Recordando sempre que diante das condições de muito calor não se pode afastar a possibilidade da chuva vir acompanhada de temporal. Madrugada com mínimas entre 23ºC e 25ºC e máximas de 33ºC a 35ºC com forte sensação de abafamento.