
Mais de 300 mil portoalegrenses decidiram quitar a parcela do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) com a antecipação do pagamento da cota única. No total foram arrecadados R$ 265,9 milhões até o dia 2 de janeiro de 2013, representando um acréscimo de 5% ao apurado no mesmo período de 2012 (R$ 253,2 milhões). Os recursos serão destinados para educação, saúde e para custear serviços e investimentos.
Agora pagamento pode ter 10% de desconto
Os proprietários e locatários de imóveis em Porto Alegre podem ainda efetuar o pagamento com 10% de desconto para quitação até 13 de fevereiro, ou parcelamento em 10 vezes, sem desconto, com vencimento da primeira parcela em 8 de março. A guia com 10% de abatimento pode ser acessada pelo site www.portoalegre.rs.gov.br/iptu/guianova, informando a inscrição do imóvel, ou retirada na loja de atendimento da Secretaria da Fazenda, no Centro Histórico. O pagamento pode ser feito nos nove bancos da rede conveniada com a prefeitura: Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander, Citibank, HSBC e Sicredi.
Aplicação dos recursos
Da receita gerada pelo IPTU, pelo menos 25% são destinados à educação e 15% são aplicados em saúde, conforme prevê a Constituição Federal. Até 2 de janeiro, os proprietários de imóveis de Porto Alegre efetuaram o pagamento do imposto e tiveram o benefício de 20% de desconto.
Informações
Loja de Atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda
Trav. Mário Cinco Paus, s/nº | Das 9h às 16h.
Fone: 156| atendimento@smf.prefpoa.com.br