Mesmo que nós não nos preocupemos diariamente com ele, o lixo é uma questão mais do que sanitária, de caráter ambiental. Aos poucos a sociedade vai se dando conta da importância do tema e é nesse sentido que o Movimento Municipalista, espaço criado para o debate sobre soluções sustentáveis para os municípios, vem fazendo e divulgando diversos textos sobre o assunto. Periodicamente iremos postar no site da Revista Meu Bairro algumas das matérias para ajudar na divulgação do tema, afinal, todo mundo tem que fazer a sua parte. Esse é o primeiro texto que postaremos e foi enviado pela jornalista Karine Hasse.
Os maiores lixões do brasil
Porto Alegre está entre as 10 cidades que lideram o ranking na produção de lixo
No Brasil 228 mil toneladas de lixo urbano são produzidas diariamente. A maioria das cidades deposita seu lixo em aterros sanitários e apenas 17,8% delas realiza coleta seletiva do lixo. Dentre as principais capitais brasileiras que mais produzem lixo o IBGE destaca dez cidades do sudeste que lideram o ranking.

Em São Paulo, o destino do lixo são os aterros sanitários destinando 15,4 toneladas. 4,2 toneladas vão para estações de compostagens e 0,3 para estação de triagem e apenas 0,1 toneladas é incinerada.
O Rio de Janeiro destina a maioria de 6,01 do lixo para aterros sanitários o mesmo faz Belo Horizonte com 4,2 toneladas. Goiânia também destina 100% do lixo produzido para aterros sanitários. Brasília destina duas toneladas do seu lixo para aterros controlados. O mesmo faz Salvador, que destina quase a totalidade do lixo para aterros sanitários.
Manaus, a sétima colocada, destina todo o seu lixo para aterros controlados. A oitava do ranking, Fortaleza, destina toda a coleta para aterros sanitários. Belém distribui entre vazadouros a céu aberto e aterros sanitários. Por último, Porto Alegre destina uma tonelada do seu lixo a aterros sanitários.
- São Paulo vem em primeiro lugar produzindo 20 mil toneladas de lixo por dia;
- Rio de Janeiro, logo em seguida com uma produção diária de 8,3 t/dia;
- Belo Horizonte vem em terceiro lugar com uma produção diária de 4,9 mil toneladas;
- Goiânia em quarto lugar com 3,2t;
- Brasília é a quinta colocada deste ranking, a capital Federal, produz 2,5t dia;
- Salvador, vel logo após com 2,49t;
- Manaus, produz com 2,4t/dia e ocupa a sétima posição;
- Fortaleza em oitavo lugar com uma produção diária de 2,37 toneladas;
- Belém produz 2 toneladas;
- Porto Alegre em ultimo lugar no ranking das cidades mais sujas com 1,6 toneladas ao dia.
Fonte IBGE: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb/lixo_coletado/lixo_coletado110.shtm