O Dia Internacional do Orgulho LGBT é comemorado nesta quinta-feira, 28, com eventos que se estendem até domingo em Porto Alegre. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) promove ações afirmativas para celebração da data, com o objetivo de promover a igualdade social, como a inserção no mercado de trabalho e encaminhamento para a troca do registro civil de transexuais.
O Sine Municipal recebe, das 9h às 13h, uma ação de empregabilidade para o público LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers e intersexuais), com atendimento especial com encaminhamento para entrevistas de emprego, emissão de Carteira de Trabalho e rodas de conversa com representantes da comunidade que já estão no mercado de trabalho. O Sindiregis também participa do evento, para auxiliar com informações sobre retificação do Registro Civil de travestis e transexuais e encaminhamentos gratuitos de segunda via de certidões.
A primeira edição da Corte da Diversidade de Porto Alegre ocorre na noite desta quinta, no salão de eventos do Jóquei Clube de Porto Alegre. O evento tem o objetivo de eleger os representantes do município, que representarão Porto Alegre na final estadual que ocorre em Cruz Alta. Os 43 candidatos inscritos irão concorrer nas categorias Miss, Miss Trans, Mister e Drag Queen. Além dos jurados, os votos também serão contabilizados pela página do evento, classificando o candidato que tiver a foto mais curtida para a fase final do concurso.
Duas equipes de futebol formadas por homossexuais jogam no sábado, 30, às 15h, no Parque Farroupilha. E, no domingo, 1, o Parque Farroupilha também recebe a Parada de Luta LGBTQI+, que ocorre a partir das 11h. O evento terá a participação da Coordenadoria da Diversidade Sexual, Sindiregis e artistas como Roberto do Desobedeça, Glória Cristal e Silvetty Montilla.