Esta sexta-feira, 10, foi definida como Dia Nacional do Basta pelas centrais sindicais. Os funcionários públicos realizaram caminhada em Porto Alegre protestando contra a reforma trabalhista e aumento do preço dos combustíveis. O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) também realizaram ato em frente à Secretaria Municipal de Educação (Smed).
As centrais sindicais se reuniram na Alberto Bins, no centro de Porto Alegre, e seguiram em passeata até o Palácio Piratini. E, da Praça da Matriz, os manifestantes seguiram para o Tribunal Regional do Trabalho, onde o protesto se encerrou.
Integrantes do Simpa também realizaram protesto em frente ao Paço Municipal e seguiram em caminhada até a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Segundo os municipários, o protesto foi em apoio aos trabalhadores de empresas terceirizadas que estão com os salários atrasados. Algumas ruas da região central ficaram bloqueadas durante os protestos, afetando o trânsito da cidade, que foi normalizado no final da manhã.