As vésperas de completar um ano desde a divulgação de sua construção, o Centro de Eventos do Estado segue sem ter lugar definido. O projeto, que será projetado pelo escritório de Oscar Niemeyer, ainda nem foi para o papel. Com a indefinição, o projeto que parecia estar destinado a Porto Alegre, começa a preocupar as autoridades. Prova disso é que os vereadores voltaram a discuti-lo ontem na Câmara Municipal. O vereador Engenheiro Comassetto (PT) informou, inclusive, que esteve em reunião com a secretária estadual do Turismo, Abigal Pereira, onde ficou decidida a criação de um comitê em favor da instalação do Centro de Eventos do RS em Porto Alegre. O vereador lembrou à secretária que a Câmara já aprovou inclusive moção de apoio à instalação do centro na Capital. “É uma posição da Casa que Porto Alegre deve abrigar este empreendimento. Se não somarmos forças, o centro poderá ir para outra cidade”, observou Comassetto.
Proposta de construção no Olímpico gera divergência entre vereadores
Alceu Brasinha (PTB) disse no Plenário que defende a construção do Centro de Eventos em Porto Alegre, mas não concorda que seja no estádio Olímpico, como sugeriu a vereadora Sofia Cavedon (PT). “Não há a menor possibilidade de fazer o centro no Olímpico, até porque há várias outras áreas disponíveis na cidade.” Brasinha também informou que está acertando para o próximo sábado um voo de helicóptero reunindo vereadores. O objetivo é colher informações para aprimorar projeto de autoria dele sobre instalação de helipontos na Capital.
Vereadora lembra que Prefeitura se mostrou favorável a construção em Porto Alegre
Luiza Neves (PDT) garantiu que o município de Porto Alegre tem todo o interesse na instalação do Centro de Eventos do RS em Porto Alegre. Salientou que o prefeito José Fortunati já reiterou várias vezes o interesse no empreendimento, inclusive oferecendo duas opções de áreas onde poderá ser construído. “Não há dúvida de que a Prefeitura quer o centro de eventos. E se Deus quiser teremos, sim, este centro em Porto Alegre.”
Já Airto Ferronato (PSB) lembrou que a Comissão Especial da Copa (Cecopa), da Câmara, desde 2011 vem tratando da instalação do Centro de Eventos do Estado. “Na última semana, o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, também garantiu, em reunião da Cecopa, o interesse da Prefeitura em ter o centro. “Ele disse que foi oferecida ao Estado uma área próxima à avenida Bento Gonçalves.” Para Ferronato, seria uma “temeridade, uma aposta complicada”, construir este centro fora de Porto Alegre.