para quem estava curtindo essa onda de frio em meio ao calorão dos últimos dias, a notícia não é nada boa. Depois de uma sexta-feira chuvosa o “feriadão” do Natal, promete condições muito diferentes: bastante sol e calor intenso. De acordo com o Sistema Metroclima, o tempo melhora gradualmente durante o sábado em Porto Alegre e o sol volta a aparecer, apesar de nuvens no céu. Alguma instabilidade não pode ser descartada, mas caso venha a ocorrer deve ser fraca e passageira. A temperatura não estará tão alta na Capital. Mínimas entre 18ºC e 20ºC, e máximas de 27ºC a 29ºC. No domingo, o sol predomina na cidade e volta a esquentar muito. Mínimas entre 17ºC e 19ºC e máximas de 32ºC a 34ºC.
Véspera de Natal de forte calor
Na segunda-feira, véspera de Natal, o calor deve voltar. O sol predomina, mas nuvens vão se formar da tarde para a noite. Mínimas entre 20ºC e 22ºC nos bairros mais periféricos de Porto Alegre e máximas à tarde entre 36ºC e 38ºC nos pontos mais quentes da Capital. À noite, na hora da ceia de Natal, segue muito quente na cidade. A temperatura entre 21h e 23h em alguns bairros de Porto Alegre estará variando entre 27ºC e 29ºC com vento fraco e forte sensação de abafamento.
Natal tórrido com risco de temporal
Na terça, dia de Natal, espera-se que a pressão atmosférica caia muito acompanhando uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera que vai trazer vento Norte e ar muito quente. Com isso, o dia de Natal pode ser tórrido na cidade. O sol aparece com nuvens e as mínimas ficam entre 24ºC e 26ºC enquanto as máximas podem alcançar de 37ºC a 39ºC, não se descartando marcas ao redor de 40ºC. Os índices de instabilidade vão estar muito altos da tarde para a noite e com o calor intenso é alto o risco de chuva forte e/ou temporal com rajadas de vento. Quarta e quinta-feira da semana que vem seriam dias de chuva na Capital com possibilidade de precipitações fortes em alguns momentos à medida que haverá o encontro de uma massa de ar frio forte para esta época do ano ao Sul com o ar tropical quente e úmido no Sul do Brasil.