A quinta-feira começou com neblina e temperaturas amenas em Porto Alegre. O sol ainda aparece pela manhã, mas chove à tarde. Para o restante da semana, há formação de áreas de instabilidade e previsão de chuva na capital. Em julho, o frio não deve ser tão intenso, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.
Quinta-feira, 28: A temperatura mínima será de 12ºC e a máxima de 21ºC. Pela manhã, sol e aumento de nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite.
Sexta-feira, 29: O sol aparece com muitas nuvens durante o dia, com períodos nublados e chuva a qualquer momento. A temperatura mínima será de 16ºC e a máxima de 24ºC.
Sábado, 30: Sol aparece com muitas nuvens, com pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima será de 15ºC e a máxima de 24ºC.
Domingo, 1: Sem previsão de chuva para o domingo, o sol aparece entre nuvens. A temperatura mínima será de 16ºC e a máxima de 28ºC.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o mês de junho teve temperaturas mais baixas que o normal no Rio Grande do Sul, devido à incidência de frentes frias na região. Em Porto Alegre, a média das temperaturas mínimas ficou em 9,8ºC e as máximas em 18,9ºC, um grau a menos que a média dos demais anos.
O frio intenso não deve se repetir em julho, pois a tendência é que as massas de ar frio se tornem mais escassas na região sul do país. A circulação de ventos deve se alterar, dificultando o avanço das frentes frias no estado. Julho terá temperaturas acima da média na região, mas ainda com incidência de frio.