
Neste domingo, 27 foi realizada a reunião de coletivos urbanos Encontro de Nós. O evento, realizado às 18h na Usina do Gasômetro, marcou a oportunidade de conversar com pessoas que têm se destacado por ações em favor de melhorias da qualidade de vida nos centros urbanos.
Com representantes de projetos de Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Porto Alegre e São Paulo (SP), o Encontro de Nós teve a participação de André Martines, da Aprax Arquitetura Cultural, de São Paulo, Bernardo Gutiérrez, jornalista espanhol e dirigente da Futura Media, do jornalista Antonio Martins, editor do site Outras Palavar.
O diretor da Secretaria de Governança Local, Plínio Zalewski, foi o responsável pela mediação e abriu o evento com uma provocação. “Queremos novas respostas para a pergunta que nos fazemos desde que descemos das árvores: Como vamos nos organizar?” – questionou. O diretor de Governança ressaltou a importância da criação de modelos diferentes de estruturas de poder dos séculos 19 e 20 e apontou que, mesmo iniciativas modernas e de reconhecida importância precisam ser repensadas.
A aplicação de novas tecnologias ao processo popular de decisão orçamentária foi uma das respostas oferecidas pelo jornalista Antonio Martins. Ele assinalou o Fórum Social Mundial como o berço dos coletivos urbanos. “O Fórum retomou a ideia de utopia social, introduziu novos valores, da política como algo intransferível, como algo que se faz no terreno social”, disse.