Já reparou que algumas vezes aquelas manchinhas no rosto, olheiras, algumas linhas de expressão parecem mais fortes que em outros momentos? Sabe por que isso acontece??? A colorimetria pessoal explica. Então vamos lá!
Por definição do dicionário Michaelis:
co.lo.ri.me.tri.a
sf (colori+metro2+ia1) 1 Ciência e prática de determinar e especificar cores quanto a matiz, saturação, intensidade. 2 Quím Análise química quantitativa, mediante comparação de cores (por meio de um colorímetro, p ex).
Partindo daí, a colorimetria pessoal, ou a análise da coloração pessoal, estuda a influência das cores em nossa pele. É a análise, feita pelo consultor de imagem e/ou personal stylist, que identifica a nossa coloração natural e quais as cores tem uma melhor harmonia em cada pessoa.
O teste requer algumas condições específicas, como por exemplo, a iluminação do ambiente, absolutamente nada de maquiagem e acessórios próximos ao rosto, tudo para evitar que haja distorção no resultado. É preciso identificar o tom e o subtom da pele, considerar a cor dos olhos, cabelos, estudar cada detalhe com atenção.
O objetivo do teste de coloração pessoal é indicar ao cliente as cores certas, as combinações que iluminarão seu rosto, que suavizarão seus traços, minimizarão olheiras, rugas, manchas e evitarão uma aparência cansada, envelhecida e até doente.
Um dos métodos conhecidos de análise de coloração pessoal é o das Paletas Sazonais. Chamam-se sazonais porque estão relacionadas às quatro estações. O método sazonal expandido analisa a intensidade da pele (se combina melhor com cores neutras, vibrantes ou suaves), a temperatura (se a melhor combinação é com cores quentes ou frias) e a profundidade do conjunto – pele, olhos e cabelos – (se harmoniza com cores escuras ou claras).
Uma dúvida comum que ouço das clientes: “Só vou poder usar as cores da paleta indicada pelo teste?” Não!!! Podem ficar tranquilas, se alguma cor que você ama não entrou na sua paleta, você poderá usá-la. Há algumas dicas e truques que nós (consultores de imagem), compartilhamos com a cliente justamente para que não fique sem poder usar aquela cor que ama, mas que o teste não indicou. Com truques de maquiagem, acessórios e outros pequenos detalhes, é possível neutralizar os efeitos negativos que uma cor fora da cartela pode causar.
Após o teste, entregamos para a cliente sua cartela que cores para que possa carregar sempre junto e recorrer a ela quando precisar e damos dicas de combinações (para sair do lugar comum).
Saber nossa coloração pessoal facilita e muito e ajuda a “multiplicar” o guarda-roupa, já que combinar se torna muito mais fácil e divertido!