O Colégio João Paulo II abriu hoje os trabalhos da sua 19º Feira do Livro. A abertura contou com a presença do Patrono da Feira, o jornalista Juremir Machado. A feira fica aberta até o dia quinta-feira, 30 e contará com uma biblioteca, uma mostra pedagógica, uma exposição de trabalhos da educação Infantil e do Ensino Fundamental e com o “Espaço Vasco Prado”, que se trata de uma exposição permanente de obras do artista plástico.
Hoje, durante a mostra pedagógica, serão expostos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Educação Infantil ao 4º ano da escola. As atividades do dia 25 serão abertas ao público. O evento contará, também, com o lançamento de livro de poemas, de dois jornais e de CDs produzidos pelos alunos. Segundo a coordenadora pedagógica do Colégio João Paulo I, Hilda Berengan, a Feira tem o objetivo de envolver os alunos em universos culturais plurais, como Arte, Jornalismo, Literatura, Teatro e Música, incentivando a leitura e divulgando os projetos de autoria dos alunos. “A escola trabalha muito a díade aluno-autor e lança, sempre, na Feira do Livro, as obras produzidas pelos alunos”, disse.
O tema deste ano é “Ler e Escrever” e quer instigar os alunos a refletirem sobre as possibilidades da palavra em nível de forma e de conteúdo, sobre a importância da leitura e da produção textual como aberturas para a compreensão de si mesmos e do mundo. A escolha do escritor Juremir Machado da Silva para patrono deve-se ao fato de que sua obra instiga a reflexão sobre o texto e seu contexto e estimula o leitor à crítica. Juremir evoca a figura do intelectual que sai da academia e investiga o mundo sob o olhar do conhecimento. “Sempre prestigiamos a vinda de escritores à escola, marcadamente os que são escolhidos como patronos, pois o contato dos alunos com os autores entusiasma a leitura e a produção de textos”, concluiu Hilda.