Muito pêssego, muita fruta, festa, economia solidária e felicidade. Serão abertos amanhã os portões do Centro de Eventos Ervino Besson para a 29ª Festa do Pêssego Municipal. O já tradicional evento de Porto Alegre, começa às 18h, no bairro Vila Nova e contará com a presença do prefeito José Fortunati, do secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Humberto Goulart, representantes do Governo do Estado e lideranças rurais.
O evento contará com 14 bancas para comercialização de frutas, além de flores, produtos da agroindústria familiar, artesanato, praça de alimentação e parque infantil. A festa, que será realizada nos finais de semana de novembro (dias 9, 10, 15, 16, 17, 23 e 24), das 9 às 20 horas, terá também atrações artísticas e culturais. A promoção é da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio, Sindicato Rural de Porto Alegre, Governo do Estado, por meio da Emater – Ascar, e pelo Sistema Farsul.
Expectativa é de quebra de recorde
Em 2012, mais de 37 mil visitantes compareceram ao evento realizado no Centro de Eventos Ervino Bresson. Ao todo, foram comercializadas mais de 120 toneladas de frutas, volume maior do que o esperado pelos organizadores do evento. Porto Alegre lidera a produção de pêssegos entre as capitais do país, sendo que o cultivo ocupa 120 hectares da área rural. Entre as variedades de pêssego, destacam-se as de polpa branca (Premier, Pampeano, Charme e Sulina) e de polpa amarela Maciel, Granada, Vanguarda e Peach). Estima-se que, este ano, teremos uma colheita recorde superior a 1.500 toneladas, graças ao clima favorável.