Após denúncia de contaminação por bactérias multirresistentes no Hospital de Pronto Socorro (HPS), dificuldade na prestação de serviço de hemodiálise aos pacientes internados, falta de recursos humanos no atendimento da emergência e elevadores estragados, o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA), o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) e a Associação de Servidores do HPS (ASHPS) realizaram uma nova fiscalização ao hospital na tarde de terça-feira, 18.
Na visita, foi constatado o alto índice de contaminação por bactérias multirresistentes Acinetobacter e KPC nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do 3º e 4º andar, que ultrapassa 80% dos pacientes internados. Falta de recursos humanos ocasionando inadequações no atendimento à necessidade de isolamento nas emergências e enfermarias, oferecendo falta de segurança ao paciente e ao trabalhador que é exposto ao risco. Foi confirmado que por falta de insumos e irregularidades no contrato com a empresa terceirizada, a hemodiálise aos pacientes internados estava sendo prestada parcialmente desde sábado, 15. O serviço de nefrologia do hospital, que inclui médicos nefrologistas, equipamentos, kits e insumos, é realizado por meio da empresa terceirizada Nefroclínica LTDA. Além disso, constatou-se que quatro, dos cinco elevadores do hospital, estavam estragados e sem manutenção.
Para tratar do assunto, o CMS/POA solicitou reunião de urgência para quarta, 19, com o secretário municipal de Saúde (SMS/POA), Erno Harzheim, que não compareceu e enviou representantes. A coordenadora do CMS/POA ressaltou que a situação vivida pelo hospital é de calamidade, lembrou dos encaminhamentos da audiência pública realizada em agosto.
Como encaminhamento da reunião, a SMS ficou de enviar ao conselho o termo aditivo de prorrogação contratual com a Nefroclínica, para que sejam avaliados os trâmites legais, detalhes do serviço, valores e prazos, bem como apresentar, com urgência, o redimensionamento geral de pessoal do HPS. Foi acordada que a SMS solicitaria uma avaliação à Comissão Municipal de Controle de Infecção Hospitalar, coordenada pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), sobre a situação da contaminação das UTIs do HPS. Além disso, uma nova agenda com o MPE/RS será marcada para receber informações do andamento do processo e do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que o ministério público faria à SMS, conforme anunciado na audiência pública sobre o hospital, realizada no dia 23 de agosto deste ano na Câmara Municipal de Porto Alegre.