A comunidade de Belém Novo e a Prefeitura de Porto Alegre realizaram uma ação de conscientização na orla do bairro no último domingo, 17. A ação foi realizada pelas secretarias municipais de Relações Institucionais, de Segurança, Departamento Municipal de Limpeza Urbana, Empresa Pública de Transporte e Circulação, Guarda Municipal e Batalhão Ambiental da Brigada Militar.
Durante a ação, os banhistas foram orientados sobre as regras de convivência e descarte adequado do lixo. O objetivo da atividade foi estimular o bom uso do espaço público. “Ao mesmo tempo, que se respeite e valorize o ambiente natural diferenciado e qualificado que o bairro possui”, afirma o Movimento Preserva Belém Novo, que acompanhou a iniciativa.
Agentes da EPTC também conversaram com os motoristas sobre mudanças de atitudes para um trânsito mais seguro. Na oportunidade, a sinalização viária do estacionamento também foi revitalizada. “Além de ações educativas, a EPTC desenvolve uma atividade permanente junto às comunidades para avaliar situações de riscos de acidentes”, explica o agente Diego Marques, da Coordenação da Educação para a Mobilidade (CEM).
A comunidade de Belém Novo demandou a ação conjunta da Prefeitura e Batalhão Ambiental da BM para levar informações aos moradores do bairro e usuários da orla. A articulação entre as secretarias participantes foi iniciativa do Centro de Relação Institucional Participativa (Crip) da prefeitura na região. “Essa é uma demanda da população. A a ação busca o respeito à área dos banhistas e às leis de trânsito, explica o gestor de Democracia Participativa do Crip, Máximo Alfonso.