Adultos e crianças reviveram no sábado, 6, a magia dos contos de fadas na contação do livro A Princesa Desejosa (Cristina Biazetto, Editora Projeto). O evento, promovido pela Livraria Infantil Corujoteca, reuniu 50 participantes entre crianças e adultos. Eles ouvirem a história no Jardim do Sol Strip Center.
O livro trata, de maneira lúdica, temas do universo infantil como o egoísmo, a solidão e a curiosidade infinita das crianças. Segundo a contadora de histórias e mestre em Literatura Carolina Albuquerque, o olhar das crianças entregue à fantasia é a razão da paixão pelo trabalho. “Muito mais do que um papel pedagógico, a contação de histórias tem o poder de despertar as crianças para a imaginação, para tudo aquilo que é delas natural.”
Livros na era digital
Utilizando diversos recursos, como música, teatro e mímica para dar vida às narrativas, Carolina, que salienta o papel cultural de transmissão do imaginário das histórias, mesmo na era dos tablets e smartphones. “Não se pode deixar de contá-las, mesmo no mundo da infinita tecnologia e da comunicação de massa. Os contos sempre tiveram um papel cultural, identitário, antropológico, de transmissão de memória, de construção do imaginário”, comenta.