Uma mudança importante acontece no trânsito da Zona Sul hoje. Entra em funcionamento o novo corredor de ônibus eixo Icaraí-Chuí, entre a Diário de Notícias e Ibicuí. A realização é da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e tem o objetivo de beneficiar mais de 113 mil passageiros do transporte coletivo da cidade. A pintura e a instalação de placas indicativas foram reforçadas nas avenidas. O espaço também deverá ser utilizado pelas linhas de lotação.
“Temos 1 milhão de usuários nos ônibus da cidade. Acredito que focar na melhoria do transporte coletivo é uma maneira de priorizar quem mais precisa. Os novos corredores serão aos moldes dos que já existem na Cavalhada e av. Brasil. Nesses locais, tivemos um ganho de 15 minutos nas viagens dos passageiros. Esperamos obter o mesmo sucesso agora”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
A EPTC dará um prazo até 31 de janeiro para a orientação dos motoristas. Depois desse período, a fiscalização ao desrespeito do local prioritário aos ônibus será efetuada com autuação gravíssima, de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Veja as regras para utilização corredor por outros veículos
– Carros, táxis e outros veículos motorizados
Devem trafegar fora do novo corredor de ônibus, rodando somente nas faixas do centro e à esquerda. Podem acessar o corredor prioritário sempre que forem realizar uma conversão à direita, bem como se o destino for acessar algum estabelecimento comercial ou particular, localizado próximo à nova faixa prioritária. Carros e táxis não podem, em hipótese alguma, permanecerem parados ou estacionados no corredor.