Há histórias tristes que precisam ser contadas. O curta-metragem “Desalento”, produzido por alunos do colégio Mãe de Deus, fala de bullying, de aceitação e temas muito importantes para a adolescência. A produção foi tão bem pensada e desenvolvida que os alunos receberam um prêmio em Guaíba. Eles ficaram com o troféu de 1º lugar na categoria Livre Juvenil do 12º Festival de Vídeo Estudantil. A premiação foi organizada pelo Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim e pela Secretaria Municipal de Educação de Guaíba.
O Festival contou com mais de 400 trabalhos inscritos do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros, dos quais se classificaram em torno de 150, incluindo a Mostra Estudantil, Alternativa e Internacional. Os vencedores receberam o Troféu Gomezito, que lembra o Cipreste Histórico, árvore símbolo de Guaíba, e também o herói Farroupilha Gomes Jardim, patrono da escola que iniciou o evento em 2002.
O curta “Desalento” é um questionamento a sociedade diante da realidade dos jovens no Brasil, que tem suas vidas ceifadas por motivos diversos, e parece que tudo continua sem a menor importância. É preciso falar, denunciar gritar e mobilizar a sociedade para uma politica de respeito e cuidado com a juventude.
Parabéns aos vencedores: Mathias Diafenbach, Felipe Renz Barreto Vianna, Francisco Castilhos Fear, Leonardo Corrêa Venturini dos Santos, Matheus Tomás Rosa, Mathias Diefenbach, Miguel Gut Seara e Rodrigo Machado El Khatib