Durante setembro houve recuo de 5,4% na busca das empresas por crédito. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, foi a segunda queda mensal consecutiva do indicador uma vez que em agosto, a demanda das empresas por crédito já havia recuado 4,2%. Porém, na comparação com o mesmo mês de 2012, a demanda das empresas por crédito foi 6,9% maior em setembro de 2013.
Vale mencionar que a alta de 6,9% na comparação interanual foi influenciada diretamente pelos dois dias úteis a mais em setembro desde ano em relação a setembro do ano passado. Com este resultado, a variação acumulada no ano da demanda das empresas por crédito passou de -4,0% (janeiro a agosto) para -3,0% (janeiro a setembro), sempre em comparação com o mesmo período do ano passado.
Queda da procura empresarial é resultado de variantes da economia
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a segunda queda mensal consecutiva da demanda empresarial por crédito ocorrida em setembro é um indicativo de enfraquecimento da atividade produtiva ao longo do terceiro trimestre deste ano, o qual foi marcado por fortes oscilações da taxa de câmbio, elevações das taxas de juros e níveis de confiança empresariais menos expressivos.