Três dias de serviço e 2 mil toneladas de material foram retirados do arroio Guarujá. O trabalho foi realizado no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) nos últimos dias e concluído hoje. Contou com limpeza de bocas de lobo e poços de vista no entorno do córrego, de material, como lixo, entulho, areia e vegetação do leito do arroio.
Cerca de 800 metros foram dragados da extensão do riacho da sua foz até a rua dos Guenoas. Neste trecho foram retirados 1,7 mil toneladas dos mais diversos materiais. Segundo o engenheiro Ênio Renato Alves Junior, esse serviço melhora o sistema de drenagem em cerca de 30%. Com a limpeza, o fluxo do córrego corre naturalmente, sem nenhuma interferência.
Concomitante à dragagem, foram limpas bocas de lobos e 10 poços de visita. Durante este serviço foram retirados 300 toneladas de material, entre areia e entulhos diversos. Para a realização da ação de limpeza no entorno do arroio Guarujá e dragagem do mesmo foram utilizadas duas retroescavadeiras, quatro caminhões-caçamba e duas equipes do DEP. “Vale ressaltar que agora a população também deve desempenhar o seu papel e ajudar a manter o arroio limpo. Todos devem colaborar para que não haja descarte irregular de lixo”, ressaltou o diretor-geral do DEP, Tarso Boelter.