Durante os feriadões de Natal e Ano Novo, devido ao preparo das ceias e festas, muitos resíduos sólidos são produzidos e descartados, gerando uma maior demanda em relação a outros períodos do mês. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) pede a atenção da população para seguir corretamente os dias e horários das coletas, tanto a domiciliar (lixo comum) quanto a seletiva (lixo seco) e esclarece que o atendimento segue nos horários regulares durante as datas.
Para não haver acúmulo de lixo nas ruas, o diretor-geral do DMLU, Carlos Vicente Gonçalves, lembra que a colaboração dos moradores é essencial. “Não podemos esquecer, porém, que sem a colaboração das pessoas não há limpeza urbana eficaz”, alerta. Já o supervisor operacional, Adelino Lopes Neto, justifica o possível acúmulos ocorridos nos anos anteriores. “Lixo acumulado na rua, para o DMLU, acontece quando uma das coletas falha. Se alguém descarta seus resíduos em dias que não há coleta, isso não é lixo acumulado para nós, trata-se de lixo irregular”, explica
Então, quem tem coleta de lixo domiciliar na sexta-feira, por exemplo, não deve colocar seu lixo na rua naquele dia se o caminhão já tiver passado, nem no sábado e muito menos no domingo. Deve aguardar até a segunda-feira, que é o dia seguinte dessa coleta regular. Da mesma forma, quem tem coleta no sábado, não deve dispor seu lixo na rua depois do caminhão passar, muito menos no domingo ou na segunda-feira, mas apenas na terça-feira. Igualmente, além dos dias, os horários da coleta seletiva devem ser bem observados, especialmente nesse período de festas, pois os eventuais acúmulos, além do desconforto de odores, quando ocorrem fortes precipitações contribuem para o entupimento do escoamento dos esgotos.