Depois de muitas semanas de serviço atrasado, a promessa do diretor-geral interino do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) é de que as obras tomem conta de Porto Alegre e a fila de manutenção diminua. Em reunião com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, o diretor-geral Interino do DMAE, Darcy Nunes, se comprometeu em liderar a força-tarefa organizada para recuperar os serviços acumulados. Durante a paralisação de 40 dias dos municipários, as equipes trabalharam com a capacidade reduzida, acumulando cerca de 2.000 demandas.
A força-tarefa iniciou as atividades já na terça-feira, 14, e prossegue trabalhando. Ela é formada por 44 equipes de água, 21 de esgoto e 16 de manutenção industrial, operando com capacidade máxima de atendimento. Essas equipes compõem a área operacional do Departamento, que realiza a manutenção de água e esgoto e também serviços eletro-mecânicos.
Rosário afirma que a preocupação, tanto da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) quanto do DMAE, é manter os serviços essenciais que o Departamento presta para a cidade. A qualidade dos serviços ficou prejudicada pelo movimento grevista. Com a suspensão da greve, em alinhamento com o novo diretor do Departamento buscaremos zerar o passivo até o final de dezembro”.
O secretário solicita ainda a colaboração da população para continuar informando vazamentos pelo 156 opção 2, pois essa é a melhor forma de organizar a fila de atendimento dos serviços. E também no uso racional da água, principalmente nesse momento em que os sistemas da cidade ainda estão em normalização.
Composição das equipes da Força-tarefa:
Distrital Centro – 5 de água + 5 de esgoto;
Distrital Sul – 11 de água + 6 de esgoto;
Distrital Norte – 9 de água + 4 de esgoto
Distrital Leste – 10 de água + 6 de esgoto
Adutoras – 3 equipes de água
Manobra – 6 equipes de água
Manutenção Industrial (eletro-mecânica) – 16 equipes