Na sexta-feira da semana passada, 11, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) recebeu os representantes das famílias instaladas na avenida Icaraí onde passa a obra do interceptor Cavalhada. Durante o encontro foram discutidas as ações que seriam tomadas depois de uma obra do departamento ter danificado algumas moradias.

Ao final do encontro, foi firmado um compromisso entre o Dmae e as famílias. O acordo satisfez as partes e as famílias se comprometeram a sair temporariamente das casas hoje para que o Dmae possa concluir os trabalhos. O Dmae se responsabilizou por qualquer prejuízo material decorrente da obra e estipulou o prazo estimado de 15 dias para a conclusão, podendo ser prorrogável por igual período. Com o deslocamento das famílias, a empresa contratada iniciará imediatamente os estudos para que se execute a obra em condições técnicas de segurança.
A obra integra o Projeto Socioambiental (Pisa) e prevê a execução de redes de esgoto na bacia do Arroio Cavalhada que coletarão os dejetos de mais de quatro mil moradias, levando para tratamento na Estação Serraria que deve estar concluída até o final do ano. O principal objetivo é evitar que este esgoto seja lançado sem tratamento nos mananciais. Desde 2008, já foram implantados 64.000 metros. Da parte do interceptor que tem 6.000 metros, faltam apenas 103 metros. O trecho corresponde à passagem por baixo do arroio e atravessa a avenida Icaraí.