Alexandra Munaretti Michaelsen, 26 anos, socióloga e apaixonada por conhecer pessoas. Mônica Catuci Laidens, 26 anos, turismóloga e apaixonada por conhecer novos lugares. Em comum a paixão por viajar e uma amizade desde antes de nascer. As duas saíram de Canela há alguns meses em busca de aventura, mas sem frescura. Quando fizeram a entrevista conosco estavam na Costa Rica, mas isso foi há alguns dias. Por onde será que andam essas duas?
De onde surgiu esse desejo de vocês de viajar? Há quanto tempo vocês se conhecem?
Nos conhecemos desde a barriga das nossas mães, que são amigas e engravidaram praticamente juntas (nascemos com apenas duas semanas de diferença). Crescemos e estudamos juntas em Canela e foi durante a adolescência que surgiu o sonho de desbravar o mundo.
Quanto tempo vocês demoraram planejando a viagem?
Após cada uma seguir seus estudos na universidade, e antes de começar uma carreira da qual não pudéssemos abrir mão, decidimos por em prática nossos planos unindo as duas coisas que mais nos interessam: paisagens e pessoas. Na realidade no início de 2014 a Monica estava viajando e mesmo à distância demos início ao projeto através de e-mails e Facebook. Em junho começamos a nos reunir quase diariamente estudando e estruturando o roteiro e buscando patrocínios.

Quando vocês iniciaram, quando esperam terminar e por onde esperam passar até o final da aventura?
Iniciamos a viagem exatamente dia 6 de agosto de 2014 pelo Uruguai por ser mais próximo e o destino final inicialmente era o México, com duração estimada de seis meses. Agora os planos já mudaram um pouco. Vamos até a Califórnia e terminaremos a viagem no final de abril, totalizando nove meses. Estamos atualmente na Costa Rica e os próximos destinos são: Nicaragua, Guatemala, Belize, México e Estados Unidos.
O que vocês deixaram para trás que deixa mais saudade agora?
Realizar um sonho significa abrir mão de muita coisa. A Alexandra teve que sair do trabalho e deixou o namorado esperando hehe e se afastar da família e amigos também nunca é fácil.
Além disso, deixamos pra trás nosso antigo estilo de vida, com mais conforto e facilidades, como por exemplo, ter um chuveiro quente, comer o que tem vontade, fazer as unhas, dormir em uma cama confortável e se locomover em carro.
Depois que vocês voltarem, a ideia é “se aquietar” ou já estão pensando em uma próxima aventura?
Viajar é viciante e com certeza vamos nos aquietar somente até ter grana suficiente para planejar a próxima viagem!
Como vocês passaram o fim de ano? Onde vocês estão agora?
Bom, este final de ano foi bem diferente pois passamos trabalhando no restaurante de um hotel em Cocles, no lado caribenho da Costa Rica, onde ficaremos até o fim de janeiro.
Quais as principais dificuldades que vocês enfrentaram aí?
A primeira dificuldade foi preparar a mala hehe, fazer caber num mochilāo roupas para tantos meses e para tão diferentes temperaturas não é tarefa fácil.
Além disso, por sermos duas gurias sozinhas, nunca é tão simples, sempre temos que estar atentas com a segurança. Felizmente nunca passamos por nenhuma situação complicada em relação a isso. O mais difícil na viagem é manter rigorosamente o orçamento, na maior economia possível.
Encontrar trabalho também é um desafio, pois temos que ter a coragem de bater de porta em porta e encarar tarefas que nunca tínhamos desempenhado. (Trabalhamos de camareira, recepcionista, garçonete, faxineira e bartender).

Quais as coisas mais legais que aconteceram para vocês?
O mais legal foi conhecer lugares incríveis e fazer as mais diferentes amizades. Outra surpresa positiva foi que nossos pais embarcaram na nossa aventura e foram conhecer Machu Pichu com a gente.
De qualquer forma, tudo está sendo legal, pois encaramos todos os desafios como aprendizado. Sempre vemos o lado positivo de todas as situações.
Como vocês estão se mantendo?
Antes de sair aproveitamos para fazer um pé de meia trabalhando na Copa do Mundo. Depois fomos atrás de patrocínios, apresentando um projeto que contasse a nossa história. Conseguimos apoio mensal de algumas empresas em troca de publicidade em redes sociais. Além disso, trabalhamos ao longo da viagem, e recentemente organizamos via Facebook uma vaquinha entre os amigos, para dar um up no orçamento.
Se uma empresa quiser contatar vocês para ajudar com patrocínio, como pode entrar em contato?
Pode nos contatar pelo e-mail paiasagensepessoas@gmail.com
Fico muito orgulhosa de ter amigas como essas viajando pelo mundo assim,com coragem, foco e determinação! Estão de parabéns!!!!!