Duas piscinas públicas estão abertas para a comunidade na Zona Sul e uma ainda não tem previsão de abertura. Os locais, dispõe também de oficinas de saúde, agendamento de grupos/comunidades, aprendizagem e treinamento de natação e hidroginástica. Dos sete locais existentes na capital, na Zona Sul estão disponíveis para os moradores na Centro de Comunidade do Parque Madepinho (Cecopam), bairro Cavahada e no Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores), na Restinga.
Para ter acesso às piscinas é preciso apresentar a carteirinha, que pode ser realizada no centro mais próximo da residência de forma gratuita. O banho é livre para todas as faixas etárias durante a temporada que vai até 3 de março, com pausa no Carnaval, entre 9 e 13 de fevereiro. O horário é de terças a sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 19h, e, no sábados e domingos, das 14h às 18h. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais para a confecção. Mesmo nos centros que ainda não foram abertos, as carteirinhas já podem ser feitas.
Obras para manutenção e melhorias
Das três piscinas comunitárias disponíveis na Zona Sul, a do Centro de Comunidade George Black (Cegeb), no bairro Medianeira é a única que não tem previsão de funcionamento, pois está em obras devido às fortes chuvas de final de ano, segundo a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). Entre as melhorias no Cegeb que foram realizadas estão o reparo nas rachaduras, selamento nas fissuras da piscina e pintura. Também foram pintados Cecores e o Cecopam. No Cecopam ainda foi realizada a troca das bordas das piscinas.