Apenas dois pontos. Esta foi a diferença entre os primeiros e os segundos colocados do Campeonato Brasileiro de 420. Disputada regata a regata, a competição entrou na reta final com três duplas brigando pelo título: Daniel Lombardi/Gabriel Sequeira (1º), Bernardo Penteado/Breno Abdulklech (2º) eTiago Brito/ Andrei Kneipp (3º). Com duas provas programadas para o último dia do evento, as tripulações mostraram logo na primeira regata do dia que a briga seria boa, com Lombardi e Sequeira cruzando a linha de chegada centímetros à frente de Penteado e Abdulklech. Representantes do Clube dos Jangadeiros , Brito e Kneipp tiveram problemas na largada e conseguiram apenas um 14º lugar.
O troco veio na prova seguinte. A dupla gaúcha dominou a regata, obtendo um folgado primeiro lugar. Com os descartes, os velejadores do Clube dos Jangadeiros sagram-se vice-campeões brasileiros. O título da competição ficou com Lombardi e Sequeira, do Clube Naval Charitas , de Niterói. No feminino, vitória de Claudia Mazzaferro e Luiza Peiter, do Yacht Club de Santo Amaro, de São Paulo.

Veleiros do Sul ficou com título no 470
Com muito empenho na raia os gaúchos do Veleiros do Sul Geison Mendes e Gustavo Thiesen começam o ano mostrando que têm preparo e disposição de sobra para representar o país nas Olimpíadas. Em uma semana eles faturaram o Sul-americano da Classe e neste sábado, 12, garantiram o título de campeões do Brasileiro de 470, evento realizado no Clube dos Jangadeiros em Porto Alegre.
A regularidade marcou o desempenho dos campeões, com direito a vitória nas três regatas disputadas na sexta-feira. Hoje, a dupla garantiu o campeonato com uma segunda colocação na primeira regata e um terceiro lugar na última, encerrando com 11 pontos. A vitória na categoria feminina e segundo lugar geral ficou com a dupla olímpica Fernanda Oliveira e Ana Luíza Barbachan (CDJ/VDS) com 13 pontos, seguidas de Fábio Pillar e Samuel Albrecht (CDJ/VDS) em terceiro com 18 pontos. Ainda, venceram na categoria estreante a dupla Rodolpho Ramina e Maria Carolina Polidori (Joinville IC/EMAVE).
No feminino, só dá Fernanda Oliveira e Ana Barbachan
Velejadora do Clube dos Jangadeiros, a gaúcha Fernanda Oliveira parece imbatível na classe 470 feminina brasileira. Neste sábado, dia 12, a multicampeã da vela nacional, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, obteve o seu 16º título brasileiro. Pela quinta vez consecutiva, a conquista veio ao lado de Ana Barbachan, com quem Fernanda veleja desde 2009.
Vindas de um sexto lugar na Olimpíada de Londres, em 2012, a dupla mostrou-se afiada e, por pouco, não venceu o Campeonato Brasileiro de 470 no geral. O título ficou com Geison Mendes e Gustavo Thiesen, do Veleiros do Sul , que também apresentaram um ótimo jogo, tendo superado, inclusive, os experientes velejadores Fábio Pillar e Samuel Albrecht, terceiros colocados.