Um misto de reclamações e perguntas ronda os moradores da zona Sul. Motoristas reclamam de ônibus que trafegam na faixa central e passageiros de ônibus reclamam que o trajeto, que deveria ser mais rápido, está demorando ainda mais tempo em função do acúmulo de veículos de transporte coletivo na faixa da esquerda. Certo é que, nos dois horários de pico, houve novamente congestionamento.
Corredor de ônibus ou ciclovia
Há também preocupação com relação ao uso da ciclovia. Na página do Facebook do Meu Bairro uma leitora perguntou. “Só uma dúvida? Os ciclistas dentro do corredor do ônibus?”. A resposta é sim. De acordo com a determinação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as bicicletas devem trafegar no corredor de ônibus, que é a faixa mais à direita da via, junto ao meio fio. Os veículos devem respeitar o ciclista e seu tempo de deslocamento, guardando uma distância mínima de 1,5 metros. Na Avenida Icaraí, onde há uma ciclovia, um sistema parecido já está implementado.
Multa
Outra dúvida colocada no Facebook é sobre as multas. “Existe multa para carros que trafeguem na pista de ônibus? E coitado dos ciclistas que acreditarem que os ônibus vão manter 1,5 metros.”, questiona e exclama um seguidor. A EPTC informa que nas duas primeiras semanas de funcionamento do corredor os fiscais não darão multa, mas alertarão os motoristas sobre o uso correto da faixa.
Péssimo
A grande maioria das manifestações, por enquanto, é de descontentamento. “O trânsito na Cavalhada de manhã estava parado desde a Eduardo Prado, péssimo como sempre.”, diz uma seguidora do Twitter da Meu Bairro. E, agora no Facebook, outras reclamação. “Péssimo, impraticável…”, exclama uma moradores e outra completa: “Um horror! Tranqueira do caramba e pista de ônibus vazia. Um azulzinho por esquina.”