Começou hoje a Liquidação do Brechó Beneficente Lance de Craque do Educandário São João Batista, que cuida de crianças e adolescentes com necessidades especiais. Até o dia 9 de setembro seus estoques estarão com um preço super especial na sua sede Rua Tenente Coronel Mário Doernte, 200, Bairro Ipanema (de segunda à sexta-feira das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30). O brechó da instituição vende roupas, acessórios, calçados, móveis e eletrodomésticos fruto de doações. O resultado dessas compras ajuda na compra de alimentos perecíveis que são consumidos no seu refeitório. Para produzir lanche da manhã e tarde mais o almoço faltam doações que comumente não são doadas, tais como carnes, ovos, verduras, legumes e frutas.
Segundo a direção, o brechó está aberto ao público em geral. Cada pessoa que puder comprar itens do seu interesse presenteando a família ou a si próprio estará contribuindo diretamente no tratamento e educação das 184 crianças e adolescentes com deficiências atendidas na entidade. “O nosso Brechó é muito variado, tem de tudo um pouco, produtos novos e usados, mas todos selecionados e limpos. Nossos preços são simbólicos, pois nosso objetivo é ajudar às crianças, por isso, cada doação recebida é comemorada.”, diz, Eveline Streck, vice-presidente do Educandário São João Batista.
Situação complicada
Infelizmente o Educandário passa por dificuldades financeiras. Com uma demanda constante por novas vagas, a entidade, que recebe muitas doações de roupas, não consegue honrar os compromissos trabalhistas dos funcionários com doações. Por isso o Brechó, construído com ajuda do ex-jogador do Internacional D’Alessandro, transforma essas doações em dinheiro para pagar as contas.
Preocupação com o 13º
Com a proximidade do final do ano, as despesas do Educandário São João Batista aumentam. Os serviços clínicos e pedagógicos oferecidos são atividades controladas que requerem profissionais habilitados, cuja legislação trabalhista precisa ser respeitada, por isso ela não funciona somente com voluntariado.