A apresentação do Elyseu em Cena 2012, que será realizada nesta quinta-feira,13, encerra um ano especial para a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli, do Bairro Cristal. A instituição, que recebeu o prêmio Joaquim Felizardo pela categoria Descentralização da Cultura na noite, desta quarta-feira, apresenta o espetáculo de final de ano a partir das 15h30 no Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575, Bairro Cidade Baixa).
Para a diretora da escola, Viviane Maria de Campos Loss, esse momento reflete o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido, além de caracterizar a escola como um local produtor de cultura. “Tanto o espetáculo quanto o prêmio dão mostra de que a escola especial é o lugar onde se promove inclusão por meio da educação, da arte e da cultura”, pontua.
Na apresentação serão mostrados no palco trabalhos das oficinas de artes visuais, dança e teatro dos complementos curriculares, além das atividades pedagógicas desenvolvidas ao longo do ano pela interação de 100 alunos especiais e não especiais integrantes da comunidade, A confecção de cenários e figurinos também envolve professores, funcionários e familiares dos alunos.
Tema de samba-enredo no Carnaval Comunitário Cristal 2013
Como atração especial está previsto para o Elyseu em Cena 2012 o lançamento do samba-enredo do Ponto de Cultura Assunção, dando início às atividades comemorativas relativas aos 25 anos da escola, que serão completados em agosto de 2013. O “Carnaval Comunitário do Cristal” é um evento típico do bairro tem participação de membros da comunidade escolar.
Escola recebe prêmio por Descentralização da Cultura
A escola recebeu também na noite de quarta-feira, 12, o Prêmio Joaquim Felizardo na categoria Descentralização da Cultura. Criada pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), a premiação homenageia em diversas áreas artistas, intelectuais, iniciativas, mídia e mecenas de destacada contribuição para a cultura da cidade. Esta foi a primeira vez que uma escola municipal recebeu a distinção.