Apesar de terem se responsabilizado pela limpeza das ruas depois da festa, muitas empresas responsáveis pelo St. Patricks Day do Centro não cumpriram o acordo com a Prefeitura. Os eventos eram, de forma combinada e prévia, responsáveis pela limpeza das suas atividades.“Mesmo com o acordo de que a limpeza seria feita pelos dirigentes da festa, observamos casos de descumprimento. Em contrapartida, o DMLU teve a iniciativa de organizar uma operação visando deixar a cidade no melhor estado possível para os cidadãos”, explica o diretor-geral do Departamento, Renê Machado de Souza.
A Prefeitura teve de mobilizar 58 funcionários envolvidos e 3,6 toneladas de lixo recolhidas até o fim da manhã desta segunda-feira, 18, na região central da Capital. O cronograma de limpeza iniciou na madrugada de domingo, 17, da 0h às 6h, com a atuação de 14 garis na varrição e recolhimento de resíduos. Outra equipe, desta vez com 16 trabalhadores, foi designada para realizar o serviço das 8h às 17h. No fim da tarde, um novo grupo de 12 operários atuou das 17h às 23h.
Após o público ir embora, foi feito o repasse dos espaços e a lavagem das vias, trabalho executado por quatro funcionários, das 4h às 6h horas desta segunda. Por fim, das 8h às 12h, a limpeza final foi realizada por um grupo de oito garis e mais quatro servidores que terminaram a lavagem nos locais. Além disso, todas as equipes foram acompanhadas por um fiscal de serviço.