Empresas gaúchas que quiserem investir para a Copa de 2014 poderão conseguir apoio junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). As linhas de financiamento foram apresentadas nesta quinta-feira, 13, durante a reunião do Conselho de Turismo da Fecomércio-RS, coordenado pelo vice-presidente Manuel Suarez.
O gerente de planejamento do BRDE, Alexandre Leitze, explicou as diferentes linhas de crédito para as empresas de qualquer porte que desejarem modernizar e ampliar sua capacidade produtiva para receber o evento no ano que vem. Entre os tipos de financiamento que o banco oferece estão as linhas para obras civis, montagem e instalações, aquisição de máquinas e equipamentos, aquisição de móveis e utensílios, gastos com estudos e projetos de engenharia, aquisição de software, despesas pré-operacionais e capital de giro associado ao investimento fixo.
Prazos, carência e amortização para facilitar o empréstimo
As facilidades para quem quiser investir, segundo Leitze, são os prazos de carência e amortização longos, adequados à capacidade de pagamento, taxas de juros a serem negociadas de acordo com o projeto, capitação de giro associado com a mesma taxa de juros do investimento fixo e participação no financiamento de até 100% dos investimentos. “Temos como objetivo o fortalecimento da micro e pequena empresa além de facilitar o acesso ao crédito sem tanta burocratização. Para participar as empresas apenas precisam estar com a situação cadastral, fiscal e previdenciária em dia e regular perante os órgãos ambientais”, finalizou o gerente do BRDE.