Nesta sábado, 19 de outubro, sábado, acontece o 3º encontro promovido pelo Movimento Chega de Demolir Porto Alegre. A reunião será a partir das 14h, no Centro Cultural Zona Sul (CCZS). Na pauta estão previstos um passeio de reconhecimento do local e discussões sobre a participação da comunidade na escolha do patrimônio cultural, novas metodologias para levantamento dos inventários afetivos e relatório das regiões de Petrópolis e Extremo Sul da Capital.
De acordo com Jaqueline Custódio, integrante do movimento, é importante debater estratégias de intervenção na busca da preservação do patrimônio cultural. “Todos nós sabemos, ou pelo menos aqueles que já se depararam com essa batalha, que é muito difícil combater o extermínio da memória, frente ao imenso poder das construtoras e imobiliárias. É sempre mais fácil, barato e lucratívo, pelo menos a curto prazo, derrubar casarões impregnados de significado a investir em restauração, com possibilidade mais restrita de metros construídos.”, destaca.
Sobre o Centro Cultural Zona Sul
O Centro Cultural Zona Sul, que está localizado no bairro Tristeza, na Rua Landell de Moura 430. O Complexo de prédios do antigo artesanato Guarisse, vem sendo motivo de disputa entre algumas entidades e moradores da zona Sul. Os prédios, de propriedade do Governo do Estado, foram divididos entre o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o Sindicato de Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões (Sated), a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic), a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e o Centro Comunitário para o desenvolvimento da Zona Sul (CCD).