É natural as mudanças e transformações ao longo do caminho progressivo da vida, mas e o comportamento perante cada idade atingida como deve ser? A sociedade impõe um “PRÉ conceito” sobre como devemos agir em cada fase desse ciclo, mas e quem disse que o imposto é o certo?
O Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre em parceria com a empresa SeniorLab, em comemoração ao mês do médico, oferece ao público uma sessão exclusiva do Documentário Envelhescência – Um novo olhar sobre a terceira idade. A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim como a adolescência é uma preparação para a maturidade. Preparação essa que pode ser vista e vivida de vários ângulos.
Dirigido pelo cineasta gaúcho Gabriel Martinez, a produção relata a história de seis pessoas que vivem a vida de maneira plena e nos mostram, através de suas próprias experiências, que os costumes e rotina após os 60 anos podem ser repletos de atividades e bom humor. De acordo com o Diretor, a ideia de realizar o documentário partiu de uma questão: O que é ser Velho? Ou seja, quando realmente estamos velhos para começar algo novo?
O documentário quebra paradigmas e faz repensar conceitos relacionados a velhice. São histórias como a de Edson Gambuggi, que se formou em medicina aos 82 anos, e de Judith Caggiano, que aos 72 anos fez a primeira de suas dezenas de tatuagens. Há ainda a Edmea Correa, que começou a surfar aos 58 anos, Ono Sensei que, a meses de tornar-se nonagenário, dá aulas de defesa pessoal, enquanto Oswaldo Silveira, 84 anos, prepara-se para sua 12ª maratona, e Luiz Schirmer, 76 anos, que está prestes a atingir 4.000 saltos de paraquedas.
A ideia não é tentar mudar a maneira como o idoso pensa, mas mostrar uma nova perspectiva sobre o significado do envelhecimento em nossas vidas, fazendo-nos repensar sobre o verdadeiro querer sem a preocupação do julgamento dos outros.
A apresentação do longa ocorrerá sexta-feira, 23, às 18h, no auditório do HMD – Rua José de Alencar 286, bairro Menino Deus. A entrada é franca e aberta para o público em geral, com um debate com o diretor após a exposição.