A vida mais corrida, a pressa e agora também o uso de fones estão aparecendo como perigosos no trânsito. A informação é da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). De acordo com o órgão, o uso de fones de ouvido, que abafa o som dos veículos, acaba tornando os pedestres mais expostos a atropelamentos. Para o gerente da Central de Monitoramento da EPTC, Daniel Costa, o uso de fones tem sido um dos motivos mais recorrentes para atropelamentos. “Temos notado esta situação até pelas nossas câmeras de monitoramento. O pedestre fica distraído, tem mais dificuldades para ouvir o barulho dos carros, tornando-se mais vulnerável para atropelamentos”, informa.
Já para os motoristas, a EPTC volta a alertar que o uso de celular ao volante e de outros equipamentos eletrônicos, podem distrair motoristas e causar acidentes e alerta que ficar apenas cinco segundos sem prestar atenção no trânsito pode causar acidentes sérios.
No Dia do Pedestre, celebrado no 8 de agosto, os agentes de educação para o trânsito da EPTC vão reforçar o alerta. “Em nossas palestras e abordagens já temos alertado a população sobre este tipo de risco. Agora, a partir do Dia do Pedestre, vamos reforçar mensagens às pessoas sobre esta atitude bastante arriscada, envolvendo principalmente os nossos jovens”, afirma Marcelo Madruga, da Gerência de Educação para o Trânsito.
Mesmo com a redução dos índices de acidentes no primeiro semestre de 2011 em Porto Alegre, os atropelamentos envolveram 646 pessoas, com 11 vítimas fatais. Das 646, 150 foram atropeladas por motos.