O secretário Adriano Naves de Brito anunciou nesta segunda-feira a manutenção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Grande Oriente do RS, no Bairro Rubem Berta, sob intervenção da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A Prefeitura diz que o principal objetivo é aguardar a conclusão do inquérito que apura supostas irregularidades na condução da instituição de ensino.
O começo das aulas para os 1.061 alunos da escola será nesta quinta-feira, 21. A intervenção na unidade teve início em 14 de janeiro. De acordo com a SMED, a diretoria foi afastada, e a comissão de intervenção da Smed assumiu a escola, por diversos problemas. Chamadas completas até o final de janeiro e alunos ausentes da sala de aula aparecendo como presentes na lista de chamada foram algumas das coisas que chamara a atenção do município. Ainda, os estudantes estavam recebendo as notas finais no dia 11 de janeiro, quando as aulas só terminariam em 14 de fevereiro.
A iniciativa foi prorrogada novamente em 14 de fevereiro, por 33 dias, completados nesta segunda, 18, devido à necessidade de manter a escola em funcionamento durante as férias escolares e para prosseguir na apuração dos fatos que levaram à interdição, além de preparar o início do ano letivo de 2019.
Desde o início da intervenção, a comissão organizou documentos e promoveu melhorias no espaço da escola, como limpeza e pintura de áreas externas. Uma equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou capina e recolheu entulho. Uma assembleia realizada no dia 17 de janeiro discutiu o calendário do ano letivo de 2019, com a participação de 80 pais ou responsáveis, 15 professores, cinco alunos e quatro funcionários.