
As 89 instituições pertencentes ao Programa Escola Aberta ficarão disponíveis a comunidade aos finais de semana nos meses de janeiro e fevereiro. A proposta é oferecer atividades para a comunidade nas áreas de esporte, lazer e cultura, abrangendo 27 regionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O programa incentiva a abertura das escolas tendo em vista a melhoria da qualidade da educação e fortalecendo dessa forma a integração entre a escola e a comunidade. São oportunizadas oficinas de futebol, vôlei, artesanato, pintura em tecido, capoeira, jogos populares, ballet, teatro, culinária, violão, jiu jitsu, informática, manicure, meio ambiente, oração, ping pong, percussão, skate, entre outras. Para verificar qual atividade é oferecida e em qual dia é necessário entrar em contato diretamente com as escolas.
Segundo Rozane Dalsasso, coordenadora de Programas e Projetos Especiais da Seduc, nas regiões em que as escolas estão abertas no final de semana é possível notar redução nos índices de violência, aumento do sentimento de pertencimento e participação da comunidade escolar além da melhora no cuidado com o patrimônio público. “Nesse período de férias escolares é fundamental que as pessoas tenham um espaço acolhedor onde podem ter diversas atividades culturais e a escola cumpre esse papel, não só durante o ano letivo, mas também no verão”, destaca Rozane.