Os moradores da Zona Sul ganharam mais uma opção de lazer e de transporte essa semana. Isso porque chegou à região o BikePoa, sistema de aluguel de bicicletas que possibilita alguns trajetos na Capital. A primeira estação na região fica na esquina das avenidas Diário de Notícias e Wenceslau Escobar. Outras duas estações foram lançadas ontem, 19. A primeira na Joaquim Nabuco esquina José do Patrocínio, junto ao bar Opinião e a segunda na Redenção Mercadinho, nas imediações do posto policial.
Sistema já conta com 20 estações
Com os três novos pontos de aluguel público de bicicletas, a cidade já tem 20 estações, em um total de 200 bicicletas. A previsão é de mais 20 estações até o final de abril, total de 400 bicicletas.
Criado em 22 de setembro do ano passado, o sistema BikePoa já registra 75 mil viagens. O gerente de projetos de mobilidade da EPTC, Antônio Vigna, afirma que o projeto proporciona uma mudança de cultura no município. “É um verdadeiro sucesso. A população abraçou este projeto, que proporciona também uma mudança de cultura na cidade, integrando modais de deslocamento”, pontua.
Uma nova opção para trajetos curtos
Jéssica Santana mora no bairro Vila Nova e trabalha no Cavalhada. Para ela, a chegada do BikePoa é a solução para quem quer percorrer pequenos trajetos sem precisar pegar ônibus ou ir de carro. Ela espera também usar o sistema para curtir as belezas da Orla do Guaíba. “Vai ser muito bom poder passear no Marinha, na Redenção e em Ipanema de bicicleta, eu vou adorar”, enfatiza. Sobre os investimentos da Prefeitura nas ciclovias da região, que também facilitarão o uso de bicicletas, Jéssica é enfática. “Acho uma ótima idéia. Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando e andando de bicicleta e nada melhor do que ter uma ciclovia, o que assegura mais segurança para os ciclistas”, finaliza.