Em um fim de ano com menos acidentes, o Estado divulgou nesta quarta-feira, 2, os números da Campanha “Viagem Segura de Ano Novo”. Depois de 2.224 testes com etilômetro, um dos maiores destas 15 edições da operação os trabalhos, que tiveram início noite de quinta-feira, 27, e terminaram na meia-noite desta terça-feira, 1º, possibilitaram a retirada de 251 condutores alcoolizados das vias públicas e outros 120 foram enquadrados em crime de trânsito.
Na ação, uma parceria entre Detran/RS, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Comando Rodoviário da Brigada Militar, além da própria BM, fiscalizou 79.088 veículos, o que resultou em 16.409 infrações. Foram conduzidos a depósito 928 veículos e recolhidas 279 carteiras de habilitação.
Sete mortes nas estradas
Apesar do reforço na fiscalização, ocorreram nas estradas de todo o Estado 749 acidentes, sete dos quais com vítimas fatais (sete óbitos no local) e 254 com lesões (370 pessoas feridas). Com relação ao mesmo período do ano passado, as estradas foram responsáveis pela morte de 5 pessoas.
Em Porto Alegre, de acordo com a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), não houve mortes. Os dados são parciais, uma vez que a fiscalização redobrada seguiu durante esta quarta-feira, 2, ainda com muita movimentação nas estradas gaúchas. Somente na manhã de quarta-feira e na BR- 101, por exemplo, a PRF registrou 1.337 autuações por excesso de velocidade em seus radares fotográficos.